Skip to main content
ArtigosCondominialImobiliário

Inadimplência no condomínio: como gerenciar?

Imagem ilustrativa para: Inadimplência no condomínio

Gerenciar a inadimplência em condomínios é um desafio comum, mas de extrema importância para a saúde financeira do condomínio. 

Com estratégias eficazes, é possível minimizar os impactos. Inicialmente, é essencial manter uma comunicação transparente com os condôminos, informando-os sobre a importância do pagamento em dia e os problemas provocados com a inadimplência. 

Uma coisa que quase nunca vejo são comunicados reforçando e listando todos os problemas causados pelo não pagamento das despesas condominiais destinada para cada uma das unidades. Por exemplo, será que o morador sabe que se ele não pagar a cota parte destinada à sua fração ideal o condomínio corre o risco de deixar de arcar com o pagamento do salário do zelador, do porteiro, do segurança, da água, do elevador, enfim? Será que os devedores estariam dispostos a participar de uma assembleia e decidir qual dessas contas não serão pagas naquele mês?

Por isso é fundamental definir os critérios de cobrança nas assembleias, esclarecer sobre os prazos e sobre as consequências, que são perigosas e podem levar à perda da propriedade.

E o acompanhamento rigoroso dos pagamentos é igualmente importante. Cabe ao síndico e administradora monitorar regularmente os pagamentos e identificar rapidamente os inadimplentes.

Ei, síndico, esteja aberto a negociar com condôminos em dificuldades financeiras, oferecendo parcelamentos, com prazos definidos em assembleia. Claro que tudo isso precisa ser formalizado por escrito pela assessoria jurídica, para evitar mal-entendidos. Em casos extremos, serão necessárias ações judiciais para recuperar valores devidos.

Como já dito, as ações judiciais de execução de despesas condominiais têm andamento rápido e, caso os valores devidos não sejam liquidados pelo devedor, executado, pode levar a perda do imóvel.

Por isso, colabore com seu condomínio, lembre-se que faça chuva ou sol, o síndico fará de tudo para pagar as contas do local que você reside.

Esse artigo te ajudou? Então não esquece de conferir outros artigos nossos sobre esse tema.

 

Fernando Augusto Zito é graduado em Direito pela FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) no ano de 2004; Advogado especialista em Direito Condominial; Pós-graduado em Direito e Negócios Imobiliários pela Damásio Educacional; Pós-Graduado em Direito Tributário pela PUC/SP; Pós-Graduado em Processo Civil pela PUC/SP. Membro da Comissão de Condomínios do Ibradim, Palestrante especializado no tema Direito Condominial; Colunista do site especializado Sindiconet, Sindiconews, Sindicolab, Condomínio em Foco e das revistas “Em Condomínios” e ”Viva o Condomínio”. Participação efetiva em assembleias, reuniões e demais decisões de um condomínio. Já atuou como síndico profissional.

Deixe uma resposta

×