Toda empresa, seja ela de pequeno ou grande porte, precisa entender e estar preparada para lidar com todos os riscos que ela corre. Estes riscos podem estar relacionados ao próprio ambiente de trabalho, às legislações à que a empresa precisa se adequar, riscos técnicos, entre outros.
Para entender todos esses possíveis riscos é preciso realizar um extenso mapeamento e criar protocolos de ações a serem tomadas caso algo esteja fora da conformidade.
Com a LGPD, novos riscos foram adicionados à essa lista. De acordo com um estudo realizado em 2020 pela ICTS Protiviti, uma consultoria de ética e compliance, entre 104 empresas brasileiras de variados ramos analisadas, mais de 80% não estavam preparadas para a legislação. Ainda de acordo com o estudo, apenas 12,5% realizaram o mapeamento de riscos no âmbito da Segurança da Informação e da proteção de dados.
Isso acontece porque poucos profissionais estão realmente preparados para realizar a adequação das empresas à Lei Geral de Proteção de Dados. Por isso é essencial que toda empresa que mantém controle de quaisquer dados coletados contrate um especialista na legislação que possa realizar um extenso processo de compliance, adequando o processo de coleta e tratamento desses dados à LGPD, e elabore todos os protocolos de ação, cobrindo quaiquer riscos que possam surgir no futuro.
A sua empresa está adequada à LGPD? O seu mapeamento de riscos cobre todas as situações possíveis e possui protocolos claros de ação?
—————–
A LGPD está em vigor e muitos ainda não se adequaram. Nunca foi tão importante proteger dados pessoais, tanto para sua empresa, negócio ou na vida condominial.
Foi nesse aspecto, e considerando a importância do tema, que a ZMR advogados disponibiliza um diagnóstico preliminar para saber o grau de necessidade da adequação perante a LGPD. Assim você pode entender os riscos que a sua empresa ou condomínio está correndo e que soluções estão disponíveis no mercado para que o seu negócio se adeque à nova legislação!